Guia do Filhote


Preparação do ambiente:
 
Defina com clareza onde e como você deseja que seu filhote viva. Tanto pode ser numa casinha bem abrigada ou num canil. De qualquer modo escolha um local bem iluminado pela luz do sol, ventilado e de fácil limpeza. Providencie cama, vasilhas para água e ração.

A chegada:

Em todos os filhotes a curiosidade é imensa, eles não reconhecem alguns perigos. Devemos protegê-lo evitando seu acesso a ralos, fios elétricos e escadas. Todo filhote chora nos primeiros dias devido a falta de sua mãe e seus irmãos. Para amenizar este quadro coloque junto dele um bicho de pelúcia ou um relógio tic TAC. Ele se sentirá mais seguro pois acreditará que tem companhia.

A alimentação:  

Continuar com a mesma ração dada no desmame até os seis meses para evitar eventuais problemas na flora intestinal. Ofereça apenas ração.
A água deve ser filtrada e trocada 02 vezes ao dia.
No começo a ração deve ser oferecida 3a 4 vezes por dia, respeitando o horário.
Depois pode diminuir gradativamente o nº de refeições, de modo que ao atingir 01 ano de idade o animal esteja alimentando 02 vezes por dia.

Limpeza:

O ambiente em que o filhote vive deve ser bem higienizado.
Evite levar seu filhote para tomar banho em pet shop antes de completar o esquema de vacinação. Em pets ou clínicas a frequência de animais doentes é grande, sabendo que alguns vírus são transmitidos até pelo ar.
Faça o banho em casa utilizando água morna, shampoo e condicionador próprio.
Coloque algodão dentro dos ouvidos para evitar que caia água

Vermifugação e vacinação: 

Siga as datas prescritas na carteira de vacinação de seu filhote e não deixe de vacinar, pois a vacina é a garantia de sua saúde.
Necessidades fisiológicas no lugar certo:  
Quando seu filhote chegar em casa ele providenciará um lugar para fazer as suas necessidades. Portanto antes que ele o faça, você deverá deixar o filhote no local aonde quer que ele faça as necessidades, forrar completamente com jornal, pingar um adestrador sanitário, durante 10 dias (ou mais se necessário), não deixando o filhote circular pelas dependências da casa até acostumar- se com o local próprio. Quando for solto voltará ao local de costume para fazer.

Cuidado dos ouvidos:

Os ouvidos são órgãos bastante delicados que requerem alguns cuidados. O interior dos ouvidos deve sempre estar limpo e seco. A existência de cerume abundante requer especial atenção.
Para limpeza utilize um produto adequado e algodão.
Toda inflamação ou dor de ouvidos deve ser considerada e levada ao veterinário.
Nunca tente limpar com objetos pontiagudos.