terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Beagle

O Beagle é um cão de caça que tradicionalmente atua em matilha. O padrão oficial define que a função essencial da raça é a caça a lebre, seguindo o seu rastro. Os Beagles trabalham com o nariz no chão, para só levantá-lo quando a presa estiver perto e tiver chegado o momento do ataque. Esse cão também é bastante atraído por aromas. Ao sentir cheiro de caça ou, se for macho, de cadela no cio, o Beagle certamente irá atrás.

O Beagle é considerado um cão de porte médio (33 a 40 cm de altura na cernelha), tamanho apreciado por muitos que o definem como nem pequeno e nem grande demais. A raça normalmente apresenta uma combinação de três cores: preto, castanho e branco, mas existem diversas alternativas de cores. Independente da cor, o Beagle tem que apresentar a ponta da cauda branca.

É uma raça bastante dócil, mas que com pequenos animais pode apresentar o seu instinto de caça. O Beagle típico é meigo com as pessoas da casa, pede carinho e gosta de dormir na cama com o dono. É manso com visitas mesmo no primeiro encontro e acostuma aceitar bem outros cães. Possuidor de qualidades como estilo alegre e animado, docilidade e porte médio, a raça conquistou espaço significativo nos lares.

O único problema da raça é que ela não se cansa nunca. O normal para um Beagle é preferir a ação ao repouso. A raça, que está entre as mais ativas, é daquelas que gostam de correr muito, brincar, pular e latir. Dentro de casa, o Beagle deixado sozinho, vai preferir procurar algo para fazer em vez de ficar descansando em um cantinho. Não é um cão para ser deixado sozinho em pequenos espaços e também não é adequado para quem não quer se dedicar muito ao cão. Como o Beagle brinca muito, quando deixado sozinho, procura novidades para fazer e, nessa hora, é bastante provável que desagrade aos donos. Dois Beagles juntos tendem a ser menos destrutivos, pois brincam um com o outro. Animais que vivem em pequenos espaços, devem dispor de uma área onde possam ser soltos e correr bastante. O mínimo é fazer diariamente duas caminhadas em passo acelerado, de uma hora cada.

São cães que gostam de latir em várias situações como brincadeiras, ao ficar sozinho e ao ouvir ruídos. São extremamente gulosos e se os donos não forem rígidos com a sua alimentação, podem se tornar obesos rapidamente. Gostam de crianças, mas todos os cães têm o seu limite de paciência e as crianças precisam saber se comportar, pois o Beagle pode morder para demonstrar que está contrariado.

Texto baseado em artigo da revista Cães e Cia de Fevereiro de 2011

Dra. Vanessa Mollica Caetano Teixeira
Médica veterinária
Especialista em clínica e cirurgia – UFV
Mestre em cirurgia – Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário